Novas estratégias de manejo devem ser identificadas para aumentar o potencial das culturas de bioenergia para minimizar as mudanças climáticas. Este estudo quantificou o impacto dos sistemas de colheita de cana-de-açúcar (Saccharum spp.), palha e manejo do solo nos fluxos de dióxido de carbono (CO2) antes do replantio da cultura realizado em fevereiro de 2010 no sul do Brasil. O solo estudado foi classificado como Haplustult (USDA Soil Taxonomy). Três sistemas de colheita de cana-de- çúcar foram considerados: queimada (BH) e colheita verde com palha mantida (GH SM) ou removida (GH SR) da superfície do solo.
Nossa hipótese é que o preparo intensivo do solo e o manejo da palha da cultura da cana-de-açúcar podem levar a maiores emissões de CO2 do solo. Medimos as emissões de CO2 em condições de plantio direto (NT) e após preparo convencional (CT), e com ou sem aplicações de dolomita e gesso agrícola. As emissões de CO2 do solo foram medidas com uma câmara de Li Cor (Modelo Li-8100). As leituras do teor de água do solo e da temperatura do solo foram feitas primeiramente 24 h após a lavoura, ao longo dos 25 dias seguintes à lavoura com 18 dias de medição.
A remoção da palha de cana- e-açúcar da superfície do solo resultou na rápida redução do teor de água do solo (6% em volume) seguida por um aumento de 64% nas emissões de CO2-C do solo, apoiando nossa hipótese. As emissões adicionais de CO2-C do solo causadas pela remoção da palha da cultura foram de 253 kg CO2-C ha−1, o que é tão alto quanto as perdas de CO2-C induzidas pela lavoura.
As aplicações de dolomita e gesso agrícola nem sempre aumentaram as emissões de CO2, especialmente quando aplicadas na superfície do solo com palha da cultura e lavradas. A conversão de sistemas de colheita queimada para verde pode melhorar a taxa de sequestro de C do solo em lavouras de cana-de-açúcar quando combinada com lavoura reduzida e manutenção da palha na superfície do solo. O efeito da remoção da palha e da emissão de CO2 relacionada para geração de eletricidade deve ser considerado em estudos posteriores em áreas de cana-de-açúcar.
