Emissões adicionais de C-CO2 do solo para sistemas de cana de açúcar colhida sob sistema de colheita manual queimada e cana crua mecanizada

Novas estratégias de manejo devem ser identificadas para aumentar o potencial das culturas bioenergéticas para minimizar as mudanças climáticas. Este estudo quantificou o impacto dos sistemas de colheita da cana-de-açúcar (Saccharum spp.), da palha e do manejo do solo sobre o dióxido de carbono (CO2) anteriores ao replantio da cultura realizado em fevereiro de 2010 no sul do Brasil.

O solo estudado foi classificado como Latossolo Vermelho Vermelho (USDA Soil Taxonomy). Foram considerados três sistemas de colheita de cana-de-açúcar: queimada (BH) e colheita verde com palha mantida (GH SM) ou retirada (GH SR) da superfície do solo.

Nossa hipótese é que o preparo intensivo e o manejo da palha da cultura da cana-de-açúcar podem levar a maiores emissões de CO2 emissões do solo.

Medimos o CO2 emissões em condições de plantio direto (PD) e após preparo convencional (PC), e com ou sem aplicações de dolomita e gesso agrícola. As emissões foram medidas com uma câmara Li Cor (Modelo Li-8100). As leituras do teor de água do solo e da temperatura do solo foram feitas 24 h após o preparo do solo, nos 25 dias seguintes após o preparo do solo com 18 dias de medição.

A remoção da palha da cana-de-açúcar da superfície do solo resultou na rápida redução do teor de água do solo (6% em volume) seguida de um aumento de 64% no CO do solo2-C, apoiando nossa hipótese. CO adicional do solo2-C causadas pela remoção da palha da cultura foram de 253 kg de CO2-C ha−1, que é tão alto quanto CO2-C induzidas pelo preparo do solo. As aplicações de dolomita e gesso agrícola nem sempre aumentaram o CO2 especialmente quando aplicado na superfície do solo com palha de cultura e lavrado. A conversão de sistemas de colheita queimada para verde pode melhorar a taxa de sequestro de C no solo na cultura da cana-de-açúcar quando combinada com a redução do preparo do solo e a manutenção da palha na superfície do solo. O efeito da remoção da palha e do CO relacionado2 para geração de energia elétrica deve ser considerada em estudos futuros de áreas de cana-de-açúcar.

Descrição: Determinação das estimativas do balanço de gases de efeito estufa em áreas de cana-de-açúcar colhidas manual queimada e mecanizada crua e avaliações de campo das emissões de CO2 do solo em áreas de cana-de-açúcar

Situação: Concluído

Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Eduardo Barretto de Figueiredo (Responsável);  Newton La Scala Jr

Anhanguera Rodovia, km 174, Araras – SP, 13600-970, Brasil
© UFSCAR 2024