O presente projeto visa quantificar as principais fontes de emissão dos gases de efeito estufa associadas à atividade pecuária em áreas de pasto no sudeste do Brasil. Os principais aspectos que serão estudados são: o metano emitido pela fermentação entérica dos ruminantes, o óxido nitroso emitido pelos dejetos dos animais em pastejo e o dióxido de carbono trocado pelo solo e vegetação.
Adição de gorduras na dieta pode reduzir as emissões de metano, sendo que a intensidade com que ocorre a inibição da produção do gás é determinada pelo grau de saturação da gordura e a quantidade suplementada. Em contrapartida à emissão destes gases, grande quantidade de carbono pode ser estocada na planta e no solo em pastos bem manejados, reduzindo a concentração de dióxido de carbono da atmosfera. Neste sentido também serão avaliados o estoque de carbono do solo bem como as características estruturais e de produção da planta.
O experimento será conduzido em área de Brachiaria brizantha cv. Marandu, sob diferentes intensidades de pastejo, em lotação contínua com novilhos da raça Nelore, com o uso de diferentes estratégias de suplementação. O objetivo é identificar estratégias de mitigação de gases de efeito estufa por meio da avaliação das condições do pasto e do estoque de carbono do solo e da redução da emissão de metano pela fermentação entérica dos animais, visando a sustentabilidade da pastagem e produção animal e obter o balanço destes gases na atividade pecuária.